Dez Coisas Que Aprendi Sobre o Amor - Primeiras Impressões




Recebi ontem um email que me deixou muito feliz. Era do Ludson Aiello, da Novo Conceito, falando um pouquinho sobre um dos lançamentos de Agosto: Dez Coisas Que Aprendi Sobre o Amor.

Já fui conquistada de cara ao ler na sinopse que a história é ambientada em Londres, a cidade dos meus sonhos. Se um livro é considerado uma "homenagem à cidade de Londres", é um livro que merece ser lido, certo? Certo! E olha essa arte de capa, que coisa mais linda! Novo Conceito tá de parabéns pelas capas e por todo o capricho com os livros. É muito amor envolvido.

E junto veio uma pequena degustação do livro, com as primeiras 20 páginas. (Obrigada pela oportunidade, Novo Conceito!) Eu gostei? Gostei. Muito. Eu estou bem com isso? DE FORMA ALGUMA! Estou me roendo de curiosidade pra saber logo o final!

No romance de estréia de Sarah Butler, vemos histórias contadas por dois personagens, a Alice e o Daniel. Alice acabou de voltar para casa após receber a notícia de que o pai, um médico bem sucedido, tem câncer no pâncreas. Mas parece que a história dela com a família é uma bagagem muito maior do que aquela que se perdeu no aeroporto. Daniel é um morador de rua que gosta de fazer listas e tem um jeito todo especial de ver o mundo, que eu achei de uma sensibilidade incrível. E mesmo falando de sua situação, ele não se coloca em posição de vítima ou de alguém digno de pena. Muitas perguntas se formam com relação aos personagens, mas principalmente com relação ao Daniel. Me apeguei a ele já nessas poucas páginas e posso sentir que vou chorar com o final desse livro e com a história desses personagens. 

Eles não têm muito em comum, são pessoas de universos opostos, idades muito distintas vivendo situações totalmente diferentes, mas ao mesmo tempo os sentimentos são tão semelhantes que eu espero de verdade que eles se encontrem em algum ponto desse livro. Acho que seria uma experiência positiva para os dois, e também para o leitor.

Uma coisa que gostei muito é que a autora deu uma voz própria aos personagens. Depois das apresentações você consegue identificar a Alice e o Daniel nas palavras e, mesmo que seja uma frase isolada, consegue perceber qual deles está contando a história. Além disso, a divisão entre as histórias dos dois é feita por meio de listas feitas por eles, sobre assuntos variados. Coisas que os deixam felizes ou tristes. Coisas que gostariam de dizer para pessoas que amam.

E nós fomos convidados a fazer uma lista, também. Com dez coisas que aprendemos sobre o amor. Essa é a minha:

1- Amor às vezes não cabe em palavras, e só os gestos mais simples conseguem demonstrá-lo;

2- Um "eu te amo" pode ser vazio, mas um abraço te da a resposta que você precisa (seja ela positiva ou negativa);

3- Amor não causa frio na barriga ou borboletas no estômago. Isso é paixão. O amor chega de mansinho e se instala confortavelmente sem que você note. Paixão é risco, aventura. Amor é certeza. 

4- Amor também é feito de 'nãos' e de coisas que não queremos ouvir mas que são, inegavelmente, verdade. ( mesmo que na hora ninguém admita isso)

5- Existem centenas de formas de dizer "eu te amo", mas são poucas as pessoas que realmente percebem, e elas não fazem isso de propósito. Muitas vezes é só falta de atenção.

6- O amor pode assumir várias formas, e nada é melhor do que abraçar todas elas e sentir aquele "quentinho na alma" de que existem pessoas que se importam com você de verdade. (E ele pode ter quatro patas, também. Ou penas. Ou escamas.)

7- O amor é altruísta, não é egoísta. Pode parecer clichê, mas quando você ama, a felicidade do outro importa muito para você, porque se torna a sua felicidade também.

8- Amor é quando você percebe que pode estar onde estiver, apenas por ter aqueles que você ama por perto já se sente em segurança.

9- Amor próprio pode ser o melhor tipo de amor, porque te possibilita a liberdade de viver e sentir todos os outros.

10- Se você relaciona amor apenas ao envolvimento romântico, é porque ainda tem muito a aprender sobre o amor.

Dez Coisas Que Aprendi Sobre o Amor teve um início emocionante e dinâmico, uma proposta diferente e criativa que nos instiga a querer entrar na vida dos personagens e saber mais sobre eles e sobre como o amor influencia o dia a dia dessas pessoas.

E você, o que já aprendeu sobre o amor? Deixe sua lista aí nos comentários :)

0 comentários:

Postar um comentário